top of page

Capitão Fantástico - Resumo

  • Foto do escritor: Simplificando
    Simplificando
  • 20 de abr. de 2020
  • 2 min de leitura

Resumo do filme Capitão Fantástico, lançado em 2016, dirigido e escrito por Matt Ross.


O filme conta a história de uma família, que decide levar uma vida “selvagem”. Isolados da vida urbana, o pai cria os filhos ensinando sobre diversos filósofos e também sobre técnicas de sobrevivência. A família perde a mãe, que já não vivia mais na floresta por problemas de saúde, o que faz com que eles vão para a área urbana a fim de ir ao velório dela. Apesar de noções de sobrevivência e conhecimento teórico muito amplo, os filhos não possuem nenhuma experiência social, o que dificultou a vivência na cidade e não agradou aos avós que não aceitavam essa opção de vida deles.


Inicialmente, o filme aborda sobre o personagem principal chamado Ben, que resolve criar seus filhos na selva privando-os de viver na zona urbana, ou seja, interagir com outras pessoas no município seria bastante desafiador, principalmente para a família que decidem encarar a realidade de viver em sociedade após a morte da mãe de seus filhos, ocasionando conflitos de pensamentos internos de Ben, que educou as crianças com um misto de socialismo e sobrevivência, mas não podemos deixar de mencionar o fato de que os pensamentos sociológicos do pai têm uma certa relação com a filosofia de Rousseau, em que já basta uma frase: "O homem nasce bom, mas a sociedade o corrompe", ou seja, apresenta uma ideia de "bom selvagem", em que, de acordo com Rousseau, os homens viviam de forma "natural" e não haviam muita necessidades aliadas à ausência de desigualdades entre os homens, onde viviam em paz e com liberdade. Porém, com a criação da propriedade privada juntamente com desdobramento da civilização, teria transformado o homem orgulhoso, egoísta e cobiçoso com os bens materiais, e formando assim, uma sociedade desigual e deformando a naturalidade humana e a beneficência.


A trama nos permite observar na prática como seria esse estado de natureza previsto pelo filósofo, assegurado pelo personagem principal. É evidente na história a harmonia vivida por Ben e seus filhos na floresta e a série de confrontos gerados quando eles decidem ir a cidade, enfrentando a sociedade capitalista. O filme mostra Ben como um intelectual que viu e decidiu mudar o âmbito familiar dos males, vistos por ele, como fruto do capitalismo. O personagem ainda assume o papel de tutor de cada um dos seus filhos, os ensinando e incentivando a leitura. Quando esse é confrontado pela família, quanto à falta de escolaridade dos filhos ele faz uma demonstração de seus ensinamentos com um deles e surpreende. Em suma, o filme é uma chamada a reflexão, sobre o sistema vigente, uma demonstração de uma visão de mundo alterna a realidade atual em qualquer sistema do globo.


Por Maria Cecília Caldeira


Comentarios


© 2020 por Simplificando. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page