Resumo sobre Genética
- Simplificando
- 29 de abr. de 2020
- 3 min de leitura
Veja aqui alguns dos principais termos utilizados na genética e suas definições.

Cromossomo: Uma longa sequência de DNA, que contém vários genes, e outras sequências de nucleotídeos com funções específicas nas células dos seres vivos.
Lócus gênico: É o local fixo num cromossomo onde está localizado determinado gene ou marcador genético.
Genes alelos: Os genes alelos são aqueles que ocupam o mesmo lócus em cromossomos homólogos. Quando nos referimos a loco, estamos falando da posição do gene no cromossomo; quando falamos em cromossomos homólogos, referimo-nos a cromossomos que possuem genes para a mesma característica.
Genes alelos homozigotos -> O homozigoto, ou puro, são compostos de alelos iguais, porém, podem ser recessivos ou dominantes.
Genes alelos heterozigotos -> Denomina-se de heterozigoto, ou híbrido, o indivíduo que possui pares de alelos distintos que determinam tal característica.
Genótipo: Definimos como genótipo a constituição genética de um organismo, ou seja, o conjunto de genes que um indivíduo possui. Essa constituição genética é proveniente dos ancestrais que esse ser possui.
Fenótipo: O fenótipo é a expressão do genótipo mais a interação do ambiente.
Regras de Chargaff: A quantidade de A sempre igualava a quantidade de T, e a quantidade de C sempre igualava a quantidade de G (A = T e G = C).
O que é DNA: O DNA é uma molécula estruturada em duas cadeias em forma de dupla hélice, sendo constituídas por um açúcar, um grupo fosfato e uma base nitrogenada — adenina (A), citosina (C), guanina (G) ou timina (T). A principal função do DNA é transportar informações contidas em suas sequências, chamadas de genes.
O que é RNA: Uma estrutura complementar de certa região do DNA. Entretanto, diferente do DNA, as bases nitrogenadas do RNA são a adenina (A), a guanina (G), a citosina (C) e a uracila (U), esta última substituindo a timina (T) presente na molécula de DNA. A principal função do RNA é permitir que toda a informação contida no DNA possa ser copiada e transportada até as estruturas responsáveis pela elaboração de proteínas.
Entretanto, o processo se ramifica, sendo que existem três tipos diferentes de RNA para realizar funções específicas, como é possível ver abaixo:
RNA Ribossômico (RNAr): Faz parte da constituição dos ribossomos. É nos ribossomos que a sequência de bases do RNA mensageiro é interpretada e a proteína, de fato, sintetizada;
RNA Mensageiro (RNAm): Essa classe de RNA, que é responsável por codificar as proteínas, tem seus códons (sequência de três bases nitrogenadas que codifica um aminoácido) lidos no momento da tradução.
RNA Transportador (RNAt): É o responsável pela função de transporte das moléculas de aminoácidos que farão parte da síntese proteica. O RNAt transporta os aminoácidos até os ribossomos, organela responsável por uni-los, formando, assim, as proteínas. Em comparação com os outros, possui menor peso.
Diferenças entre RNA e DNA:
RNA existe a ribose, no DNA encontramos a desoxirribose;
DNA apresenta dupla-hélice e o RNA uma hélice simples;
Base Nitrogenada.
Transcrição do DNA -> O processo da síntese proteica é inicia-se no momento em que o RNA polimerase abre a fita de DNA para que o RNA-mensageiro seja produzido, à medida que o RNA polimerase percorre a fita de DNA, a partir das bases nitrogenadas. Este processo é chamado transcrição do DNA.
Tradução do RNA -> O processo de tradução gênica consiste em unir aminoácidos de acordo com o a sequência de códons do RNA mensageiro.
Replicação do DNA -> A replicação é o processo de duplicação de uma molécula de DNA de dupla cadeia (hélice).
Comments